Histórias Cruzadas

Resenha: Histórias Cruzadas

Tate Taylor traz um filme comovente sobre o racismo sofrido pelas empregadas negras na década de 60. Em certos momentos o filme nos faz sentir nojo dos seres humanos (quando as mulheres ricas e racistas resolvem levar um projeto para que as casas passassem a ter um banheiro separado para as empregadas negras usarem, para não contaminar a família com as "doenças dos negros"), mas em contrapartida, temos a personagem Celia (interpretada pela linda e talentosa Jessica Chastain), que ao contrário das outras esposas ricas, trata sua empregada Minny (Octavia Spencer) como se fosse membro da família (como vemos na cena em que Minny está almoçando na cozinha e Celia senta para almoçar junto com a empregada).


The Help tem uma das cenas mais tristes do último ano cinematográfico: Quando Celia perde o 4º filho consecutivo no banheiro de casa, e logo após, vamos para a cena em que ela cava e enterra o corpo do filho em seu quintal, junto com os outros três.

Entre as esposas ricas e racistas e as empregadas negras, temos uma estranha, bela e encaracolada Emma Stone no papel de uma jornalista que tenta publicar um livro tendo como base a visão das empregadas negras.O filme conta uma história pesada com certos toques de humor, e, ao contrário do que ouço\leio, acho merecida a indicação de Histórias Cruzadas (quem teve a ídeia de traduzir o título?) ao Oscar de melhor filme. Se vai ganhar, eu não sei, já que os EUA amam Spielberg e Scorsese. Dizem que The Artist, de Michel Hazanavicius é o favorito ao prêmio.


A atuação de Viola Davis é tão comovente e impecável que não vai ser estranho estranho se no dia 26 ela superar Meryl Streep e sair com o prêmio. O mesmo vale para todas as indicações (melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer e Jessica Chastain). Spencer faz a empregada durona e vingativa (nos brindando com uma cena muito engraçada nos momentos finais do filme), e Chastain faz a esposa rica odiada por todas as outras da cidade (por ser a mais linda e ter se casado com o homem mais disputado), onde nos mostra o lado mais humano das esposas ricas, por assim dizer. Minha torcida para melhor atriz coadjuvante é óbvia: Jessica Chastain, que parece ter escolhido a dedo os projetos de 2011. Participando de 5 excelentes filmes: The Tree of Life, Texas Killing Fields, The Debt, The Help, e Take Shelter.

Histórias Cruzadas (2011)
Direção
Tate Taylor
Roteiro
Tate Taylor (baseado no romance de Kathryn Stockett)
Elenco Principal
Emma Stone
Jessica Chastain
Viola Davis
Octavia Spencer
Sissy Spacek
Bryce Dallas Howard


William Bruno: outsider. [Twitter] [Facebook]

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário