
Sabe aquele filme que você só descobriu que foi pra telona depois que passou? Ou aquele lá que ficou em cartaz apenas nas duas semanas em que estava sem dinheiro? Então, agora você tem mais uma chance de assistí-lo. No melhor estilo carnaval cinéfilo, o Centro Cultural Banco do Brasil trás a mostra Os Melhores Filmes do Ano, que vai exibir os 12 melhores filmes de 2011, eleitos pela crítica, que vão do dia 14 a 26 de fevereiro. E o melhor: com ingressos a 3 reais (meia entrada).
É a chance de aproveitar o clima de feriadão carnavalesco para ver o que ficou faltando ou rever longas imperdíveis, sem abrir mão do seu formato original, na tela grande. A programação também inclui debates que vão mostrar o porquê dos 12 escolhidos serem nota 10.
Para lhe ajudar na escolha, o No Fim do Universo preparou um pequeno guia: com horários e os motivos para assistir cada filme. (Para ver apenas a programação, clique aqui)
Sinopse: Ricardo Darín é Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que vive recluso em sua casa há vinte anos e coleciona manias. Mas esta história é também de Jun, um chinês que apareceu na vida de Roberto depois de ser roubado em Buenos Aires. Roberto não fala chinês e Jun não fala espanhol. Roberto procura o isolamento e Jun, um tio. Apesar das diferenças e dificuldades Roberto e Jun descobrirão o real motivo deste encontro inusitado: uma vaca que caiu do céu.
Motivo para ver: Uma obra de arte sobre o absurdo e o sentido da vida. As opções que tomamos quando questionados sobre o nada... foge dos padrões americanos. Vale a pena ser assistido até o último letreiro.
Data/Horário: 14/02 às 16h e 25/02 às 19h45
Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, EUA, Espanha. 100 min)
É a chance de aproveitar o clima de feriadão carnavalesco para ver o que ficou faltando ou rever longas imperdíveis, sem abrir mão do seu formato original, na tela grande. A programação também inclui debates que vão mostrar o porquê dos 12 escolhidos serem nota 10.
Para lhe ajudar na escolha, o No Fim do Universo preparou um pequeno guia: com horários e os motivos para assistir cada filme. (Para ver apenas a programação, clique aqui)
Motivo para ver: Uma obra de arte sobre o absurdo e o sentido da vida. As opções que tomamos quando questionados sobre o nada... foge dos padrões americanos. Vale a pena ser assistido até o último letreiro.
Data/Horário: 14/02 às 16h e 25/02 às 19h45

Sinopse: Gil sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, sendo muito bem remunerado, porém também frustações. Estar em Paris faz com que ele volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
Motivo para ver: Woody Allen fazendo um retrato em movimento de uma das cidades mais belas e amadas do mundo. É assim que Meia-Noite em Paris começa, e isso já deve ser suficiente para você querer assistí-lo na telona. Como já dizia o mestre Raul Seixas, Woody Allen revela nesse filme "a verdade sobre a nostalgia". Assistam... sem mais!
Data/Horário: 14/02 às 18h e 18/02 às 20h10

O Garoto da Bicicleta (Le Gamin au Vélo, Bélgica. 87 min)
Sinopse: Um garoto de quase 12 anos, Cyril (Thomas Doret), não quer aceitar que perdeu o pai para sempre. Revoltado e agressivo, o menino se agarra à cabeleireira Samantha, que percebe seu desespero e procura dar a ele o amor de que necessita. Se ele vai aceitar, essa é a grande questão.
otivo para ver: Cativante, humano e de uma sensibilidade fora do normal, O Garoto da Bicicleta, dos irmãos Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, é aquele filme que você deve entrar de cabeça na história e tomar partido de um lado ou de outro. A relação entre pai e filho nos dias de hoje é criticada e a diferença de valores entre uma pessoa e outra extremamente explicitada. Se não assistiu, não perca essa chance!Sinopse: Um garoto de quase 12 anos, Cyril (Thomas Doret), não quer aceitar que perdeu o pai para sempre. Revoltado e agressivo, o menino se agarra à cabeleireira Samantha, que percebe seu desespero e procura dar a ele o amor de que necessita. Se ele vai aceitar, essa é a grande questão.
Data/Horário: 15/02 às 18h e 25/02 às 16h
Sinopse: A Árvore da Vida aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.
Motivo para ver: Sabe aqueles filmes que devem ser assistidos somente no cinema e não na televisão de 32' com seu irmão te enchendo o saco ou sua namorada te atrapalhando a todo momento? A Árvore da Vida é um deles, e merece 139 minutos de pura atenção, onde sua estética possa ser apreciada sem interrupção. Terrence Malick volta após 6 anos com um belo filme megalomaníaco e, de sua própria maneira, religioso. Corra já para o CCBB!
Data/Horário: 16/02 às 15h e 26/02 às 17h40
Sinopse: Desde que a sua mulher foi vítima de um acidente de automóvel, o doutor Robert Ledgard, eminente cirurgião estético, dedica-se à criação de uma nova pele graças à qual poderia salvá-la. Doze anos após o drama, Robert consegue cultivar uma pele...
Motivo para ver: A Pele Que Habito é um Almodóvar fazendo terror, mas não fiquem intrigados se ninguém levar susto ou gritar. Os elementos que compõem um filme de terror - a expectativa, a violência, a sugestão - estão presentes antes de qualquer ato se consumar. Aclamado por todos como um Frankenstein moderno, o filme consegue ser ao mesmo tempo romântico e angustiante. Ainda não entendi do porquê não ter sido lembrado pelo Oscar, mas enfim, vai entender essa premiação, né?
Data/Horário: 19/02 às 16h e 23/02 às 17h50
Sinopse: O último desejo de uma mãe é mandar os gêmeos Jeanne e Simon numa jornada pelo Oriente Médio na busca por suas emaranhadas raízes. Adaptado da aclamada peça de Wajdi Mouawad, Incendies conta a poderosa e comovente história da viagem de dois jovens adultos para o núcleo do ódio profundamente enraizado, das guerras que nunca acabam e do amor duradouro.
Motivo para ver: Um roteiro magnífico somado a excelentes atuações. Esse filme nos remete de maneira brilhante e sensível a uma confusa e dramática procura por entre as perigosas situações políticas, religiosas e familiares do mundo árabe.
Data/Horário: 18/02 às 17h50 e 24/02 às 16h
Sinopse: Ricardo Darín (O Segredo dos Seus Olhos), é Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que vive recluso em sua casa há vinte anos e coleciona manias e conhece Jun, um chinês, após este ser roubado e arremessado de um taxi em Buenos Aires. Roberto não fala chinês e Jun não fala espanhol. Roberto procura o isolamento e Jun, um tio, seu único parente vivo. Apesar das diferenças e dificuldades Roberto e Jun descobrirão o real motivo deste encontro inusitado: uma vaca que caiu do céu.
Motivo para ver: Filme muito bem estruturado - o único nacional da lista -, este documentário nos permite reviver e descobrir fatos desse passado recente e obscuro de uma geração que nunca se deixou abater.
Data/Horário: 18/02 às 16h e 24/02 às 18h20
Sinopse: Em 1964, o cineasta francês Henri-Georges começa a filmar Inferno, que revela o drama delirante sobre as alucinações de um gerente de hotel na Provença enlouquecido de ciúmes pela esposa. Porém, após três semanas de filmagens delirantes, o projeto foi interrompido, e as imagens já feitas permaneceram inéditas por mais de 40 anos. O documentário recupera essas imagens e conta a história desse filme interrompido.
Motivo para ver: As imagens teste de O Inferno são belíssimas, surpreendentes, inovadoras e magnéticas. Se o filme tivesse sido finalizado e lançado na época seria um marco.
Data/Horário: 16/02 às 18h e 22/02 às 16h
Sinopse: O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine e Claire. Nem o casamento entre Justine e Michael serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.
Motivo para ver: A melancolia se faz presente em 3 instâncias: no título do filme, no nome de um planeta, e no sentimento que nos é transmitido devido aos acontecimentos que se sucedem. Essa sensação é contagiosa, tanto de um personagem para outro quanto para nós, espectadores.
Data/Horário: 16/02 às 17h40 e 26/02 às 16h
Sinopse: Baseado em história real, o filme conta a inusitada trajetória do boxeador Mickey Ward (Wahlberg) até o título mundial dos pesos-leves. Ao seu lado, o irmão Dickie Eklund (Bale), um ex-lutador que se transforma em treinador e quase perde a vida para as drogas e o crime. Amy Adams vive Charlene, garçonete de bar durona que namora o personagem de Wahlberg. Melissa Leo é Alice, a mãe dos irmãos boxeadores.
Motivo para ver: Christian Bale sensacional no papel do irmão decadente. Impecável em todos os sentidos. Vale muito a pena ver nas telonas.
Data/Horário: 17/02 às 16h e 22/02 às 17h45
Sinopse: É a história do encontro entre um homem e uma mulher, numa aldeia italiana no Sul da Toscana. O homem é um escritor inglês que vem dar uma conferência; a mulher, uma galerista francesa. É uma história universal que poderia acontecer a qualquer um e em qualquer lugar.
Motivo para ver: Kiarostami faz 'mágica' diante de nossos olhos, o jogo entre dois personagens apenas para nos mostrar que tudo depende do ponto de vista de quem observa. É o cinema como experimento.
Data/Horário: 15/02 às 16h e 25/02 às 17h40
Sinopse: Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie que passou por uma experiência de quase morte . Em Londres, o menino Marcus perde alguém e parte em busca desesperada por respostas.
Motivo para ver: Só pela cena inicial já imploro para que você não perca essa oportunidade e vá assistir esse filme no cinema. Com Clint Eastwood um pouco diferente do que estamos acostumados a ver, a trama é intrigante, apesar de se desenvolver lentamente, e faz excelentes conexões, sem deixar pontas soltas.
Data/Horário: 19/02 às 18h30 e 23/02 às 15h30
Caso queira tirar mais alguma dúvida sobre os filmes, é só comentar, pois toda a equipe do No Fim do Universo lhe ajudará com a escolha.
O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro / Rio de Janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário