Divagando sobre Tarantino

Divagando sobre Tarantino

"Vou te contar o que 'Like A Virgin' quer dizer. É sobre uma mulher que fode com um cara que tem o pau muito grande. Ela fode dia e noite, é pau, pau, pau, pau, pau, pau, pau e pau. Um dia ela conhece um cara com um pau tão grande como o do John Holmes. Esse cara é como Charles Bronson em 'The Great Escape'. Ele vive cavando buracos nela, e agora ela está sentindo a ação de verdade. É dor, dor, dor, dor. Ele a machuca, mas não era para machucar, pois ela já fodeu com muitos caras. Mas este cara a faz sentir dor, muita dor, como se fosse virgem novamente (Like a Virgin)."

E é desse jeito que Tarantino começa seu primeiro filme! Cães de Aluguel foi um sucesso imediato. Uma tentativa de roubo que encontra problemas durante a operação. Cães de Aluguel é considerado um sucesso cult. Cult aliás, como toda a obra do diretor.


Tarantino ficou conhecido mundialmente pelo seu gosto por faroestes, filmes asiáticos e pés femininos - mas talvez seus melhores momentos são seus monólogos de abertura. Além do ótimo diálogo de abertura de Cães de Aluguel, quem não lembra da cena de abertura com os irmãos Gecko em Um Drinque no Inferno? Melhor, quem consegue esquecer o começo romântico e assassino de Pulp Fiction com o casal de ladrões apaixonados? Ou ainda melhor, a sequência de abertura de Bastardos Inglórios em que a pequena Shosanna consegue escapar depois de uma chuva de balas nazistas? Aposto que todos vocês ficaram esperando o disparo quando o Hans Landa aponta sua arma enquanto Shosanna corre pelos lindos campos verdes. Qual é, eu sei que todos esperavam um disparo.

Todos os filmes, SIM, todos os seus filmes são verdadeiras jornadas épicas, pois ao que parece, o cara é um verdadeiro workaholic, porque como podemos perceber, tudo que ele filma faz um enorme sucesso. Se por um lado, ele não filma todo ano como um Woody Allen da vida, por outro lado podemos sempre esperar uma obra de arte. Vamos relembrar um pouco seus filmes: Ele começou com Cães de Aluguel, um filme barato que se tornou um cult. Cenas engraçadas, violentas e completamente anormais.

O público deve ter pensado na época: Quem é esse filho da puta que eu seu primeiro filme tem como protagonista Harvey Keitel? Quem é esse cara que chega e conta um filme fora de ordem?
Então o povo deve ter pensado: O que será que ele vai fazer agora?
E o que foi que ele fez?


Ele surgiu com Samuel L. Jackson e Travolta (Que cabelo horrível, amigo), Uma Thurman, Bruce Willis, Christopher Walken , Harvey Keitel em um dos melhores filmes de ação\drama\suspense já feitos!
Novamente contado fora de ordem, Pulp Fiction tem momentos fora de série e inesquecíveis. Ou vai dizer que você não começa a dançar quando escuta Jack Rabbit Slims em qualquer lugar? Eu danço! E tem mais, sempre que ouço "Girl, You'll Be A Woman", começo a pensar em Uma Thurman dançando sensualmente com aquela blusa branca e aquela calça preta feia pra caralho.
E quando no começo do filme, Jules Winnfield atira em um dos filhas da puta no sofá e diz para o outro mané: "Oh I'm sorry, did I break your concentration?" e um pouco adiante, com essa sequência:

Jules: What country are you from?
Brett: What? What?
Jules: "What" ain't no country I've ever heard of. They speak English in What?
Brett: What?
Jules: English, motherfucker, do you speak it?
Brett: Yes! Yes!
Jules: Then you know what I'm sayin'!
Brett: Yes!
Jules: Describe what Marsellus Wallace looks like!
Brett: What?
Jules: Say 'what' again. Say 'what' again, I dare you, I double dare you motherfucker, say what one more Goddamn time!
[...]
Brett: He... he's black...
Jules: Go on...
Brett: He's bald
Jules: Does he look like a bitch?
Brett: What?

Essa cena é completamente badass, diz aí.

Pois bem, depois de Pulp Fiction, o cara já era um semi-Deus da violência. E então o que ele apronta? Ele volta com uma porra de filme fodão, que mistura samurais, faroeste e road movies. Uma Thurman reaparece como blond killer em busca de vingança, depois de ter sido espancada e quase morta pelo marido (David Carradine, que anos mais tarde foi se masturbar com uma corda no pescoço e acabou morrendo enforcado. Pobre senhor safado...). Bebendo na fonte de grandes mestres do cinema asiático, Kill Bill é uma grande homenagem aos grandes clássicos do gênero, como Lady Snowblood, Sexy and Fury, Assassin Shogun e Seven Samurai. Não poderia faltar também a influência do cinema italiano, onde temos toda a obra de Sergio Leone e Sergio Corbucci com seus faroestes aclamados por gerações de fãs. Afinal, se você não conhece Django, seu pai certamente conhece e é fã.

Bom, ele já fez filme sobre roubo, sobre samurais voadores e capangas que conversam sobre massagens nos pés. O que será que esse cara vai aprontar agora?


Simples, ele chama o amigo de velha data, o cowboy Robert Rodriguez, com quem participou (seja atuando, produzindo ou escrevendo) em ótimos filmes. Resultado: dois filmes lançados juntamente, porém, separados por trailers falsos de filmes B de terror. Planet Terror e Death Proof. Planet Terror, é dirigido por Rodriguez, e conta uma história de pessoas que são contaminadas por um certo gás e acabam virando zumbis. O filme é imperdível e contém cenas realmente performáticas; desde a dança sensual de Rose McGowan na abertura do filme, ou a sequência final onde ao perder uma das pernas, Rose McGowan usa uma metralhadora no lugar da perna perdida e sai distribuindo tiros. Passando também por Marley Shelton, uma sensual médica que é praticamente irmã gêmea da também sensual Heather Graham (Ohhh, American Woman + Riffs do Lenny Kravitz!). Já o segundo filme, chamado de Death Proof é dirigido por Tarantino e conta a história de um dublê, provavelmente de Road Movies B, que tem como passatempo matar mulheres bonitas com seu carro à prova de morte.
Pois bem, se o tal dublê (Kurt Russell, usando aqui um Mullets muito foda) mata mulheres bonitas e sexys, o filme precisava de mulheres bonitas e sexys. Problema resolvido com Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Rose McGowan, Sydney Poitier (não o lendário ator, e sim sua linda filha), Zoe Bell (a dublê de Uma Thurman em Kill Bill) e a sweet Mary Elizabeth Winstead.
Também influenciado por B Movies, Road Movies e os ótimos filmes de Exploitation, Sexploitation e Blaxploitation dos anos 70, Death Proof tem tudo que os homens gostam: Mulheres bonitas, carros antigos em cenas de arrepiar (uma delas, com mais de 20 minutos, e com direito a Zoe Bell em cima do carro), ótima trilha sonora e novamente: mulheres bonitas e sexys.


Novamente pergunto: e agora, Tarantino, o que você resolveu aprontar? Um drama? Uma comédia romântica? Não, você resolveu fazer o melhor filme de 2009! Brad Pitt é o líder de um grupo de matadores judeus que querem arrancar a cabeça da maior quantidade de nazis que encontrar. The FUCKIN' INGLORIOUS BASTERDS! Sim, ele veio com a sua amada vingança nos tempos do nazismo. Michael Fassbender (até então ninguém conhecia seu pênis), Diane Kruger, Christoph Waltz (venceu Oscar de melhor ator coadjuvante em 2010 por Bastardos Inglórios), e Mélanie Laurent (Ahhhhhh, Laurent) fizeram um filme único, com cenas violentas (como de costume), e sangue, muito sangue.

Novamente pergunto: E AGORA, Tarantino, o que falta para a sua filmografia? Um músical? Um filme de piratas? Não. Falta um autêntico Faroeste! Falta? Não. Não falta. Pois em dezembro, chega o melhor filme do ano: Django Unchained!
Tarantino certamente irá nos mostrar um filme com muita ação, sangue, MUITO sangue, poeira, tiros, MUITOS tiros e aquela trilha sonora que só ele sabe escolher. E o elenco? Quem será que Tarantino convocou para mais uma jornada de sangue, armas, poeira, vingança e muita, MUITA violência?
O elenco é o seguinte: Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Christoph Waltz, Kerry Washington (Ahh, Kerry!), Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Tom Savini e Joseph Gordon-Levitt. Além de quase ter os atores Kevin Costner, Will Smith (que preferiu fazer Homens de Preto) e Jonah Hill (Sim, o homem que mudou o jogo).

Agora é só esperar o dia 25 de dezembro e correr para os cinemas!
Ah, e o mais importante: Happy Birthday, Tarantino MotherFucker!

Ps: Aquele vídeo que todo fã de Tarantino já conhece, mas vale a pena a menção:

William Bruno: outsider. [Twitter] [Facebook]

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário