Tive a oportunidade de ouvir o 1º disco solo de Jack White (ex- White Stripes, e eventualmente membro de Rome, Dead Weather, Raconteurs, Marvin Gaye, Frank Sinatra, Beatles, Otis Redding, Nirvana e possivelmente - talvez não, por falta de tempo - Catinguelê). Aliás, esse sujeito tem um talento tão grande, que, não é de se estranhar que ele seja um dos membros mortos do Lynyrd Skynyrd.
O disco batizado de Blunderbuss possui 13 faixas completamente "Jackwhiteanas". Sempre presente em seu trabalho, as guitarras extremamente sujas em algumas faixas lembram Dead Weather, outras lembram o bom e velho White Stripes. Em certo momento (Trash Tongue Talker), um piano rockabilly, que bem nos moldes de Little Richards, aparece no disco. Por falar em piano, é com um piano elétrico que bebe na fonte do fusion de Chick Corea que "Missing Pieces" abre o disco. O começo da faixa lembra muito a fase fusion do Jazz, mas assim que Jack White solta a voz, o ambiente fusion desaparece e entra em cena a guitarrinha possuída.
Guitarrinha...
Sim, a guitarrinha na intro de "Sixteen Saltines" chega a arrepiar os desavisados - e os avisados. O incrível dessa faixa, e de várias outras da carreira do guitarrista\cantor\capoeirista\vendedor de pipocas... Ah, esqueci o que ia falar... Ah, é verdade, o incrível é que os solos são irritantes de um modo positivo, saca? Vocês podem perguntar whattahell isso quer dizer. Explicarei: Irritante de um modo positivo é algo parecido com o Piano em "Light My Fire", ou aquela porra de órgão\sanfona\porco sendo morto em "It's a Long Way to The Top". Entenderam? Isso é ser irritante de um modo positivo.
Em "Love Interruption", Jack White - que nas horas vagas provavelmente deve ser o mecânico do bairro -, deixa de lado o rock e aparece com uma balada folk acompanhada de uma backing vocal que lembra muito aquela maravilha junkie chamada Alison Mosshart (provavelmente não é). Seguindo essa linha meio folk, meio Country, meio Alan "And I'll try To love only you And I'll try My best to be true Oh darling, I'll try..." Jackson, chega a faixa que deu nome ao disco; "Blunderbuss" é uma ótima baladinha chorosa que é acompanhada de um violino e um piano.
Em certo momento, aparece "I'm Shakin'". Música animada - e até dançante. Novamente, um backing vocal feminino faz a música ficar ainda melhor. Arrisco dizer que ao lado de "Sixteen Saltines" é a melhor do disco.
Fellas, não vou falar sobre cada uma das faixas porque isso é chato pra caralho, mas a dica é essa. O disco solo de Jack White ficou muito bom! De 0 a 10, minha nota seria 9 (ou 10, vai).
Aproveitem que o disco vazou e comprem gratuitamente por torrent ou http (ou comprem de verdade).
Confira as faixas:
1. Missing Pieces
2. Sixteen Saltines
3. Freedom at 21
4. Love Interruption
5. Blunderbuss
6. Hypocritical Kiss
7. Weep Themselves to Sleep
8. I’m Shakin’
9. Trash Tongue Talker
10. Hip (Eponymous) Poor Boy
11. I Guess I Should Go to Sleep
12. On And On And On
13. Take Me With You When You Go