Telekinesis Again?

NOME

Nunca olhei com bons olhos adaptações/remakes de obras que sou apaixonado. Essa coisa de transformação é complicada. Na adaptação de uma obra literária para o cinema, por exemplo, são levantadas diversas questões a cerca da fidelidade, originalidade e representatividade de uma linguagem para a outra, quando na verdade são questões essas conflitantes. É só pararmos para pensar na própria palavra "adaptação": adaptar-se à alguma coisa é sempre transformar-se. Feito isso, é cruel exigirmos fidelidade e ao mesmo tempo originalidade dessa obra que sofreu uma enorme transformação para constituir-se. Ao mesmo tempo, tornar-se fã de uma obra e vê-la ser adaptada para uma nova linguagem, condenada a sofrer todo e qualquer tipo de alterações estéticas ou/e de sentido, é  extremamente angustiante.

Injustiças à parte, estou aqui para falar do novo teaser de Carrie (2013) que acaba de sair do forno hollywoodiano. Apesar de tudo que falei anteriormente, estou curioso e com vontade para/de assistir a esse novo filme sobre a protagonista que mais sofreu bullying na história da cultura pop mundial. Sim, mais uma vez a história de Carrie White será contada nos cinemas. Pra quem nunca leu a obra do Stephen King ou assistiu à sua adaptação mais famosa para o cinema, de Brian De Palma (Carrie, 1976), a protagonista é uma jovem perturbada por sua mãe fanática religiosa, que descobre poderes telecinéticos e acaba causando uma catástrofe na noite do baile em sua escola. Poderes e destruições à parte, o que mais me encanta nessa obra do "mestre do horror" é a relação entre a repressão (em todos os sentidos) sofrida pela protagonista e como isso influencia toda sua vida, desde conflitos internos até  a interação com a sociedade. Tudo isso pode ser muito bem linkado com a nossa própria realidade. Frequentemente me deparo com pessoas na minha vida que sofrem algum tipo de repressão imposta pela família, amigos, religião, opção sexual, ou até mesmo - e este eu considero o pior tipo -, por elas mesmas. Não é raro encontrar esse tipo de gente que permite os próprios pré-conceitos "definitivos" sobre o mundo tomarem conta de todas as suas ações. Dado isto, as minhas expectativas para esse filme previsto para 2013, protagonizado pela talentosíssima Chloë Grace Moretz, giram em torno dessa perspectiva mais psicológica, pouco abordada pelo De Palma no seu clássico.

Infelizmente é de agora que minhas expectativas vão para a geladeira. O teaser recém lançado de "Carrie" revela um foco na destruição maior do que em qualquer outra adaptação. Pelo jeito, Carrie irá não só acabar com uma festa, mas também com uma cidade inteira. Só quero ver onde o principal mote da obra vai se encaixar nessa história.



Carrie
directed by Kimberly Peirce
written by Roberto Aguirre-Sacasa
2013

Leandro Luz é amante de cinema e colecionador de vinil. Assiste mais filmes e escuta mais músicas do que deveria e muito menos do que gostaria. [Twitter] [Facebook]

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário